BLOG GEOGRAFIA

14/06/2011

O SURGIMENTO DA AGUA NA TERRA

As mais recentes teorias revelam que o surgimento da água está extremamente ligado à formação do sistema solar. A terra passou por várias etapas de resfriamento e aquecimento, em um período de resfriamento da Terra houve uma condensação do vapor que se materializou em forma de chuva, com isso a água foi depositada nas partes mais baixas, surgindo assim os primeiros oceanos (oceanos primitivos). 
Durante a formação da crosta ocorreu o processo de desgaseificação, teoria que explica a liberação da água na forma de vapor. Nesse período os vulcões expeliram gases como hidrogênio e vapor de água que deu origem à atmosfera. 
A água é encontrada na natureza em três estados: líquido (oceanos, rios, lagos e aquífero subterrâneo), sólido (geleiras) e gasoso (atmosfera). Todos esses elementos se integram formando o ciclo hidrológico, responsável pela manutenção da vida. Esse ciclo não pode ser alterado, pois pode provocar grandes alterações nas paisagens do globo.

Para a origem da água existem várias teorias, muitos acreditam que a água possa ter decido a terra depois de um bombardeio, e que foi entregue por cometas, ou outros seres extraterrestres. 

Muitos acreditam que houve a chegada de cometas com meteoritos e com pequenas partículas de pó, lançando assim sobre a terra, dizem que tal pó é lançado na terra diariamente, e que começou a cair há 4 bilhões de anos.

Existem também outras teorias sobre a origem da água. Mas a teoria cientifica é que a origem da água se deu pela liberação de gases (hidrogênio e oxigênio), ou seja, na terra havia somente água através de vapor, depois, esse vapor foi transformado em nuvem e começaram a cair em forma de chuva, havendo assim um enorme acúmulo de água na terra fazendo com que houvesse os mares e água entre as rochas.

Com o calor, a água começou a evaporar, nascendo assim processo de condensação, em que a água que cai dos céus a chuva, é evaporada, formando nuvens e formando mais uma vez as chuvas, esse processo é contínuo.

urgimento da Agua na Terra - Presentation Transcript
1.    A teoria mais aceita hoje em dia sobre a origem da Terra descreve seu surgimento como uma bola incandescente, que com o tempo, foi resfriando - se lentamente. A medida que resfriava, alguns gases eram liberados de seu interior como. Amônia, hidrogênio, metano, e junto com eles vapor de água. Como surgiu a água na Terra
2.    Águas evaporadas encontrava as camadas mais frias da atmosfera transformavam - se em chuvas torrenciais.
3.    Num dado momento, a água das chuvas não retomava mais a atmosfera em vapor: em estado líquido, parte escorrida pelas elevações formando os rios, e parte acumulavam - se nas depressões da crosta terrestre.
4.    Foi essa água que formou os lagos, os mares e oceanos... E assim possivelmente formou - se a hidrosfera primitiva, de constituição diferente da atual.
5.    COLÉGIO ESTADUAL BENEDITO BRÁS AMERICANO DO BRASIL - GO Série: 1º Ano C Turno: Noturno Alunos: John Wayder Wallyson Fabiano Júnior Professora: Eliane Pereira de Souza Pina Disciplina: Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua vc tbm...